(11) 5093-9524 | | (11) 94357-2866

NOSSA TRAVESSIA

Terapias Individuais

Cromoterapia 

Horário: 3ª feira – das 14h30 às 16h00.

Público Alvo

Jovens adultos da Terapia Social com síndromes e limitações variadas.

Características gerais do público alvo

Como características gerais, este público deverá ter habilidade básica em sua locomoção (não conseguimos atender cadeirantes, neste momento), na forma de se alimentar e higiene pessoal.

Características do trabalho com este público

Uma terapia utilizando as cores e suas funções. É aplicada com uma caneta cromática e lâminas de cor. É realizada a anamnese e desenvolvida um “caminho terapêutico”, uma sequência de acordo com a necessidade de cada um.

Objetivo

Um tratamento energético, especificamente holístico, que busca recompor as deficiências orgânicas materiais e espirituais do Ser humano. Cada cor possui uma propriedade terapêutica regeneradora celular, calmante, analgésica, anti-infecciosa, entre outros, atuando nos Sistemas Circulatório, Digestivo, Nervoso, Muscular e Ósseo.

Musicoterapia

A Musitocoterapia é oferecida em dois formatos na Ass. Travessia: atividades com grupos e individual como atendimento terapêutico.

A Musicoterapia trata-se da utilização dos elementos musicais, através do canto, diversos instrumentos musicais, sons, gestos, movimento, sendo estas as ‘ferramentas’ para a construção de algo que acontecerá como processo criativo (pedagógico e terapêutico) a fim de propiciar o desenvolvimento individual e coletivo, oferecendo possibilidades como forma de manifestar e reconhecer as habilidades e potências do ser humano. 

A música é uma ‘ferramenta’ nata do ser humano, e cientificamente, já temos a afirmação que através dessa expressão, ativamos continuamente áreas do nosso cérebro onde estão localizadas a memória, o ritmo, a linguagem (voz falada e cantada) e a melodia; temos respostas como melhoria na coordenação, atenção; maior noção e relação de tempo-espaço, assim como caminho certo na área social e afetiva. Há relações, há integração de sentimentos, há partilha de conhecimentos, há maior potencial para o auto-desenvolvimento e auto-estima.

Patricia Cabreira – Musicoterapeuta

Fonoaudiologia

A atuação da Fonoaudiologia ampliada pela Antroposofia dentro da Associação Travessia:

A minha prática de 10 anos dentro desta instituição como fonoaudióloga permitiu que fizesse uma crescente transformação na prática comum da fonoaudiologia escolar.

Junto ao nosso grupo terapêutico, que atualmente conta com a participação da Massagem Rítmica, a Fonoaudiologia oferece apoio Terapêutico/Pedagógico aos alunos e jovens com dificuldades de comunicação. O grupo também conta com a participação do Médico Escolar Antroposófico de forma a potencializar este apoio.

Nossa instituição se difere de uma “escola/oficina comum”, pois aqui o aprender é um caminho para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo como um todo. Podemos através do conhecimento da Antroposofia acolher cada ser e participar do seu crescimento, descobrindo e valorizando todo seu potencial.

Com o objetivo de colaborar com este desenvolvimento a Fonoaudiologia realiza inicialmente uma avaliação específica de linguagem. Esta avaliação abrange a linguagem oral (fala), escrita (leitura e escrita), corporal (gestos próprios) e os outros sentidos (tato, vital, visão, olfato, paladar, audição, térmico, movimento, equilíbrio). Ela é realizada em situação terapêutica, mas, principalmente através da observação do aluno e do jovem em suas atividades diárias na instituição.

Após esta avaliação é possível:

  • Realizar orientação aos professores de forma contínua, conforme suas necessidades;
  • Fazer indicação e/ou contatar profissionais que realizam atendimentos ao aluno ou jovem, de forma a integrá-los à nossa instituição; e oferecer orientação e apoio às famílias dos nossos alunos e jovens; conforme as necessidades encontradas.

Lembrando que nossa instituição recebe alunos e jovens com dificuldades específicas de linguagem como dislexia (previamente diagnosticada ou não), problemas de processamento auditivo, problemas de processamento visual, atrasos e/ou distúrbios cognitivos, distúrbios de atenção além de distúrbios emocionais e sociais entre outros.

Esse trabalho fonoaudiológico integrado oferece mais efetividade em sua forma de cuidar dos nossos alunos e jovens, facilitando e promovendo o diálogo entre a instituição/terapeutas/pais.

Fga Eliane Catucci

Massagem Rítmica

Na massagem, a mão do terapeuta é capaz de imitar as formas do movimento da água.

Desenvolvida a partir da massagem clássica, a Massagem Rítmica existe desde o começo do século XX. Diferente das demais massagens baseia-se no conhecimento de todo o corpo humano e nas interações entre os sistemas neuro- sensorial (cabeça), rítmico (tronco) e metabólico-motor (membros).

São dois os pontos centrais da massagem rítmica: a revitalização e a harmonização do corpo. A massagem rítmica é bem suave, com toques de sucção e não de pressão. A mão pulsa como um coração sobre a pele, estimulando o sistema rítmico que promove a saúde em todo o organismo.

Considerada uma terapia integrada à área médica antroposófica, a massagem rítmica é indicada para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. A restrição é feita somente para pessoas que apresentem febre ou processos infecciosos e inflamatórios, pois os movimentos na pele podem estimulá-los.

O ritmo desta massagem procura harmonizar os processos de decomposição (catabólicos) e de formação de substâncias corpóreas (anabólicos). Na massagem, a mão do terapeuta executa toques circulares, fazendo fluir os líquidos, oxigenando e aquecendo todo o organismo. Ritmos como a mudança de estações do ano, acordar e adormecer, inspirar e expirar são como o ritmo de ligar e soltar da massagem.

A massagem rítmica pode ser aplicada a uma ampla gama de doenças e de dificuldades físicas, psicológicas e de desenvolvimento do indivíduo, podendo ser especialmente efetiva em: distúrbios circulatórios (como pressão alta ou baixa), respiratórios (como asma), digestivos (como intestino preso), neurológicos (como esclerose múltipla), psicológicos (como estresse), depressões, insônia, enxaqueca, obesidade, deficiências imunológicas, entre outras patologias.

Texto extraído do site www.clinicatobias.com.br – Marcia Marques

Agende uma visita


(11) 5093-9524
(11) 94357-2866
Rua Cap. Felisbino de Morais, 10 CEP 04638-010 - São Paulo